Biografia
Compositor natural de Santos/SP, Pedro Pascoali tem 24 anos e teve sua iniciação musical através do estudo do violão e do violino, o que lhe proporcionou, desde muito cedo, experiência tanto com a música popular brasileira quanto com a música de concerto orquestral. Formou-se bacharel em Composição (2024) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde realiza Mestrado em Música e estuda com Denise Garcia, Francisco Zmekhol e José Augusto Mannis.
Durante seu percurso, teve a oportunidade de ter aulas com os compositores Hèctor Parra, Jean-Luc Hervé, Dmitri Kourliandski, Januibe Tejera, Demian Luna, Rodrigo Lima, Nuno Figueiredo, Tatiana Catanzaro, Alexandre Lunsqui, Paul Rudy, Felipe de Almeida Ribeiro, Leonardo Margutti, Márcio Steuernagel, Maurício Dottori, Tonia Ko, Rogério Vasconcelos e Cristina Dignart.
Seu trabalho abrange tanto música instrumental para pequenos e grandes conjuntos como música eletroacústica e ópera. Desde 2021 tem sido premiado em diversos festivais e concursos pelo Brasil e exterior. Suas composições ganharam concursos como o "I Concurso de Composição da Plataforma Percussão Brasileira ", o "Festival Escrita Fina", o "Festival Universitário da Canção ", e, com "Veleiro Kestrel" (2023), para orquestra, a “Competição Jovens Talentos da Orquestra Sinfônica da Unicamp". Além disso, sua obra "Geométrico orgânico" (2023), para ensemble, foi selecionada para a "XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea". Participou ativamente como compositor em três edições do "Festival Escuta Aqui!", três edições do "Festival Plurisons" e duas edições da "Oficina de Música de Curitiba", ocasiões em que teve obras executadas. Em 2024 foi selecionado em uma chamada para compor para o “.abeceda [new music ensemble]”, da Eslovênia, e para participar do Composition Course reMusik.org, da Rússia. Além disso, Pedro Pascoali compôs a ópera "The Fishermen" ao lado da Overtone Industries, de Los Angeles, e participa do "Atelier de Composição Lírica do Theatro São Pedro", em São Paulo, durante o qual está compondo uma outra ópera.
Nessas ocasiões, teve a oportunidade de trabalhar com os grupos instrumentais Orquestra Sinfônica da Unicamp, Reheard Ensemble, Ensemble Plurisons, Ensemble Mobile, Trio Girassol e Duo Charles Augusto e Alice Belém; e com diversos outros reconhecidos intérpretes do Brasil.
Pedro Pascoali também atua no âmbito acadêmico, tendo desenvolvido, como bolsista do CNPq, pesquisa arquivística sobre documentos do grupo francês l'Itinéraire, sob a orientação do Prof. Dr. José Augusto Mannis.
